sexta-feira, 9 de julho de 2010

Direito Essencial

Educar é transformar. É transformar qualquer pessoa em cidadã consciente de seus direitos e deveres. Seja pela cultura, seja pelas ciências, deter o conhecimento já se tornou imprescindível à vida em sociedade, já que nos torna aptos a compreeder e explicar o mundo em que vivemos. É a porta de entrada para este mundo.

Devido à sua imensa importância, a Educação já é direito assegurado por Lei ao cidadão nos quatros cantos do mundo. Como isso, vemos anualmente a divulgação de diversos índices sobre o desenvolvimento humano e qualidade de vida, sempre atrelados ao fator Educação. Percebe-se em muitos casos onde o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) se destaca que boa parte da população local tem, além de ensinos fundamental e médio completos, bons números de graduados em cursos superiores.

Já com relação ao nosso País, a realidade do bom ensino é bem diferente, ou seja, o direito a ele nem sempre vem sendo plenamente atendido.Pois, temos um sistema educacional público ainda deficiente com grande percentual de analfabetismo, com muitas crianças e adolescentes afastados da escola por conta da miséria e da necessidade de trabalho remunerado. É certo que o número de matriculados nas escolas da rede pública tem aumentado significativamente na última década, além dos incentivos a estudantes de baixa renda para frequentarem universidades, como o ProUni, mas isso não chega a cancelar os diversos obstáculos a serem derrubados para que a educação seja vista como prioridade.

É bom salientarmos que não só de educação contundista se faz uma cidadão consciente. Museus, teatros, cinemas e música são a educação do dia-a-dia. Um banho de cultura é um banho de aprendizado social, que aliado ao aprendizado científico, resulta no aprendizado para a vida, nosso maior objetivo.
Por Ana Carolina Sá Mascarenhas.

Um comentário:

  1. Gostei muito do último parágrafo, que afirma ser necessário adicionar ao aprendizado científico o aprendizado social, conseguido através da leitura de livros, revistas; do ouvir de músicas; de viajar.

    ResponderExcluir